terça-feira, 20 de março de 2012

ANDORINHAS - AS MENSAGEIRAS DA PRIMAVERA e não só!


O mau hábito de tomar café tem séculos de tradição nos hábitos dos portugueses, e é tão chique tomar um café porque simboliza a entrada no mundo complexo dos adultos. Mas hoje o meu café trouxe-me um pedaço de conhecimento que aqui partilho e que me atira para a estação do ano que hoje nos envolve... a primavera!

Dediquei-me hoje a abanar o pacote de açucar que acompanha a chávena de café e verifico que na embalagem atordoado pelos meus gestos reside a imagem de uma andorinha, como símbolo de Portugal. Aventuro-me no prazer de descobrir qual o significado do símbolo proposto pela embalagem de açucar, e tenho a revelação de que a Andorinha foi um simbolo desenhado pelo inesquecivel Rafael Bordalo Pinheiro, o pai do anafado Zé Povinho!

E não é que as andorinhas possuem qualidades que fazem corar muitos homens? Então, a andorinha tem o estranho hábito de voltar quase todos os anos ao local onde fizera o seu ninho e dedica toda a sua vida a um só parceiro. E assim, esta peça símbolo de Portugal simboliza valores como o Lar, Familia, Amor, Fidelidade e Lealdade - tive agora o meu momento de sensibilidade rebelde... ah camandro, o que a rebeldia me faz escrever!

E aqui partilho com todos o prazer que o dia me desvendou!

Sem comentários:

Enviar um comentário